Nos dias 24, 25, 26 e 27 de Agosto de 2017, decorreu no Largo do Areal, a 8.ª edição da Mostra de Sabores e Saberes da Nossa Terra, organizada pela Junta da União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes.

A inauguração oficial do evento foi por volta das 18.30 horas e teve a participação do Sr. Presidente da Câmara Municipal, Rui Marqueiro, do Sr. Vice-presidente da Câmara Municipal, Guilherme Duarte, da Sra. Vereadora Arminda Martins, o Sr. Vereador José Calhoa. Para além dos elementos do executivo da Junta da União das Freguesias, João Santos, Fernando Parreira, Benjamim Almeida e Ana Sofia Lousado, esteve também presente a Sra. Presidente da Assembleia da União das Freguesias, Graça Batista, e os vogais Fernando Oliveira e Licínio Nogueira. Estiveram ainda presentes os deputados da Assembleia Municipal, António da Silva Laranjeira e Manuel Amorim Silva, os dirigentes das associações representadas na área dos sabores, e os representantes de algumas associações e empresas da União das Freguesias.

A inauguração da VIII Mostra de Sabores e Saberes da Nossa Terra começou na área dos saberes, tendo sido visitados todos os artesãos, que tiveram a oportunidade de esclarecer todos os pormenores sobre o seu artesanato. Os trabalhos apresentados eram essencialmente, bordados, rendas, tapeçaria, bijutaria, pintura, cerâmica, madeira, cestaria, e ainda a doçaria e a cerveja artesanal. Este ano houve 12 artesãos que se disponibilizaram para expor os seus trabalhos e mostrar os seus saberes, havendo 8 tendas cónicas destinadas a esta área, na ala sul do recinto do certame.

Na área dos sabores foram visitadas as duas associações presentes, tendo os convidados a oportunidade de interagir com os seus dirigentes, e conhecer melhor cada uma delas.

Esta VIII Mostra, vem no seguimento dos objectivos definidos no início deste mandato, pelo que, e nunca é demais realçar, este certame representa uma mais-valia social e cultural para a União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, e particularmente para a área geográfica de Ventosa do Bairro.

Como já vem sendo dito ao longo das edições anteriores, os objectivos definidos pelo executivo para este evento foram:
Objectivo n.º 1 – A promoção social e cultural da União das Freguesias,
Objectivo n.º 2 – Mostrar a gastronomia e o artesanato da nossa terra,
Objectivo n.º 3 – O apoio às associações desta área geográfica

Mais um ano, e objectivos conseguidos, pelo que, a Junta da União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes só pode estar satisfeita por tudo o que aqui se passou neste fim-de-semana.

O certame foi muito participado, e mais uma vez as associações presentes estiveram à altura e bastante ocupadas a mostrar os sabores a todas as pessoas que as visitaram. Nestes quatro dias, todas as pessoas que passaram pela área dos sabores, e foram muitas, tiveram a oportunidade única de degustar os sabores da nossa terra.

Quanto aos artesãos, os mesmos tiveram a oportunidade de mostrar toda a sua arte, o que foi uma mais-valia para o evento, sendo que houve a partilha de saberes entre todos eles, e uma interacção com os visitantes, sinal de que estes foram receptivos às ofertas apresentadas neste certame.

Já perto do final, e no decurso do discurso de encerramento, foram atribuídas pequenas lembranças a todos os participantes neste certame, como agradecimento pela colaboração e valorização do evento Mostra de Sabores e Saberes da Nossa Terra.

Com o fim de um ciclo de quatro anos à frente dos destinos da União das Freguesias, e porque é importante reconhecer publicamente a todos os que nos apoiaram e ajudaram ao longo destas quatro edições do certame, foram atribuídas lembranças simbólicas às empresas, instituições, associações e particulares, designadamente à Câmara Municipal de Mealhada, à Associação 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, à Sociedade de Águas do Luso, ao Fernando Duarte e Filhos Lda, ao Restaurante Octávio dos Leitões, à Associação Cades, à Lusaconta, ao Rancho Infantil e Juvenil de Ventosa do Bairro, ao Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro, ao Tomé Fernandes e ao Reinaldo Ferreira.

Em relação à animação, o dia 24, foi preenchido com fados pela Edna Costa, seguido do DJ Freitas, o dia 25 abrilhantado pelo grupo SigóBaile, no dia 26 pela Orquestra Desigual da Bairrada, sendo o dia 27, último dia do evento, fechado com Kanta & Dança Karaoke.

Nesta 8.ª Mostra de Sabores e Saberes, e no dia 26, sábado, a Radio Clube da Pampilhosa esteve em directo no recinto do certame, com o programa Viagens na nossa Terra, tendo sido feitas pequenas entrevistas a todos os intervenientes nesta edição do evento.

Esta 8.ª Mostra, e mais uma vez, superou todas as nossas expectativas, tendo a participação de todos quanto nos visitaram, sido fundamental para o sucesso deste certame.

Um agradecimento muito especial às associações presentes nesta Mostra, nomeadamente ao Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro e ao Rancho Infantil e Juvenil de Ventosa do Bairro, pelo empenho e a dedicação com que o fizeram, na arte de bem servir os sabores da nossa terra.

Igualmente um agradecimento aos artesãos presentes, nomeadamente ao Manuel Barreto, Ilda Ferreira, Leontina Dias, Fernanda Ferreira, Reinaldo Lima, Maria Helena Ferreira, António Floro, NJovem, Fazemos Nós, Carla Cruz, Docealhada e Cerveja Luzia, que nos presentearam com a arte dos saberes, tendo sido, e como já vem sendo habitual, uma mais-valia desta VIII Mostra.

Um agradecimento especial a quem de uma forma ou de outra nos apoiou nesta iniciativa, nomeadamente a Câmara Municipal de Mealhada, o Restaurante Octávio dos Leitões, a Lusaconta, a Sociedade da Água do Luso, Fernando Duarte e Filhos Lda. e Rubis Gás, o Tomé Fernandes, o Reinaldo Ferreira, o Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro e o Rancho Infantil e Juvenil de Ventosa do Bairro.

A Junta da União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes agradece todo o empenho das associações e artesãos que tornaram possível esta 8.ª edição, a todos quantos nos apoiaram, e também a todas as pessoas que nos honraram com a sua visita, e que, mais uma vez, tornou possível o sucesso deste evento social e cultural, referência da União das Freguesias.

O ano de 2018 continuará a ser de afirmação e consolidação deste evento, pelo que a IX edição será uma certeza no panorama cultural e social da União das Freguesias, particularmente para a área geográfica de Ventosa do Bairro.

Link para visualização e descarga das fotos do evento: https://mega.nz/#F!mN8nnCxQ!3Ksdj5VU5RaawlmPMrlFng

A Junta da União das Freguesias

Autor: Fernando Parreira
Data: 31-08-2017
OBS: Por opção do autor, este texto não está escrito ao abrigo do novo acordo Ortográfico