É já no dia 5 de abril de 2021 que se inicia em Portugal os Recenseamentos das Populações e das Habitações, sendo as maiores operações estatísticas realizadas em qualquer país do mundo; destinam-se a obter informação sobre toda a população residente, as famílias e o parque habitacional.

Este ano, a resposta aos CENSOS 2021 vai ser preferencialmente pela Internet, permitindo uma abordagem fácil, segura e rápida para os cidadãos.

A partir do dia 5 de abril (HOJE) tem início a distribuição das cartas pelos recenseadores em todos os alojamentos do território nacional com os códigos necessários à resposta aos CENSOS 2021 através da Internet (ou telefone).
A União de Freguesias conta com 6 Recenseadores para toda a sua área geográfica, devidamente identificados (e com conhecimento da GNR) bem como todo o apoio necessário dos nossos serviços administrativos na sede (Mealhada) de segunda a sexta, bem como em Antes e Ventosa do Bairro (nos dias respectivos e definidos para o atendimento semanal). Caso se cruze com um dos nossos Recenseadores e vir que necessita de ajuda em algum esclarecimento, não hesite, colabore e ajude-o. Contamos todos, contamos com todos!
Esteja atento à sua caixa de correio!

(exemplo de envelope/carta com código para o recenseamento de cada alojamento)

A fase de resposta tem início a 19 de abril, dia esse considerado para o momento recensitário.
Contamos com a sua resposta pela Internet, preferencialmente até dia 3 de maio.

Para responder pela internet:
Fácil – Aceda a censos2021.ine.pt
Seguro – Digite o código e a password indicados na carta que recebeu do INE
Rápido – Responda às questões e quando terminar selecione “Entregar”

Quando a resposta pela Internet não for possível, tem ao seu dispor outras formas de participação nos Censos 2021, nomeadamente:

  • Telefone, para grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial;
  • e-balcão na Sede da União de Freguesias (Mealhada)
  • e-balcão móvel às terças e quintas em Ventosa do Bairro (junta de freguesia) e quartas e sextas em Antes (junta de freguesia);
  • Autopreenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores, que cumprem um rigoroso Protoloco de Saúde Pública.
  • Terá também junto do Recenseador da sua área, bem como junto dos serviços administrativos da União de Freguesias, uma ajuda quer no esclarecimento de qualquer dúvida que possa surgir, bem como no preenchimento de algum campo menos percetível no seu questionário.

Se precisar de ajuda:

Linha de Apoio 210 54 20 21

Assista ao vídeo do INE para mais esclarecimentos:

 

Fontes (visitadas em 05.04.2021):
https://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpgid=censos21_sobre_censos&xpid=CENSOS21&xlang=pt
https://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpgid=censos21&xpid=CENSOS21&xlang=pt#censos_estao