Está a decorrer o período de consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental do troço Soure/Aveiro da Linha Ferroviária de Alta Velocidade. Este estudo prévio apresenta duas alternativas de traçado para atravessamento do concelho da Mealhada. O troço 4 atravessa as freguesias de Barcouço e a União de Freguesias de Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes. O troço 5 atravessa as freguesias de Barcouço, Casal Comba e a União de Freguesias de Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes.

De modo a facilitar a consulta desta informação foi criado pelo Município da Mealhada um geoportal de consulta acessível desta informação.

Consulte a informação em http://pdm.cm-mealhada.pt/mapas/RAVE

Consulte a documentação em http://pdm.cm-mealhada.pt/ravedocs/

No caso do concelho de Mealhada, a alternativa eixo 4, a escolhida em reunião da Câmara da Mealhada, bem como pelo Executivo da União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, passa pela área geográfica da União de Freguesias, apenas num extremo da povoação de Póvoa do Garção, sem demolição ou afetação direta de habitações (este mesmo eixo 4, passa a sul por Grada, Cavaleiros e Pisão sem se sobrepor a nenhuma das povoações).
Já a alternativa Eixo 5 atravessa as povoações de Barcouço, Rio Covo, o extremo das povoações de Silvã, Casal Comba e Antes, com sérias alterações para os lugares da União de Freguesias, mais concretamente Antes, a nascente da povoação e bastante próximo dos cemitérios Novo e Velho de Antes, com afectação directa de habitações e vias de circulação.

É no portal Participa.pt que se encontram informações detalhadas sobre a Linha de Alta Velocidade e que até ao dia 28 de julho de 2023, qualquer pessoa, empresa, associação e entidade pode apresentar opiniões, sugestões e/ou reclamações sobre este estudo. O registo é bastante simples, para qualquer uma das modalidades (pessoa singular ou colectiva), bastando na resposta indicar…