Decorreu no passado fim de semana, de 25 a 28 de agosto, a XI.ª edição da Mostra de Sabores e Saberes da nossa Terra, no Largo do Areal, em Ventosa do Bairro. O evento, inicialmente criado pela antiga Junta de Freguesia de Ventosa do Bairro, no ano de 2010, teve a devida continuidade nos anos seguintes (e já pela União de Freguesias), não tendo sido realizado apenas nos anos de 2020 e 2021 pelo surgimento da crise pandémica que afetou todo o mundo.

Nesta XI.ª edição, continuou-se a apostar na oferta gastronómica de duas tasquinhas atribuídas a associações da área geográfica de Ventosa do Bairro, o Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro e o Rancho Folclórico de Ventosa do Bairro, na dinamização de uma tenda-bar pelo grupo de jovens NJovem, e em 8 espaços dinamizados por artesãos do concelho da Mealhada.

O evento contou ainda com animação musical, nas 4 noites do evento e em 2 fins de tarde, tendo iniciado as festividades, aquando da abertura do certame, os jovens Pedro Pimenta e Leonor Quinteiro, apurados recentemente para a final da 5.ª edição do programa “Uma Canção para ti” da TVI. O Rancho Folclórico de Ventosa do Bairro animou o fim de tarde de sábado, tendo a animação noturna ficado a cargo de Jorge Duque (Quinta-feira), Sigó Baile (Sexta-feira), HM DUO (Sábado) e Grupo III Manos (Domingo). Os mais novos tiveram ainda direito a insufláveis, pipocas e algodão doce.

Houve alguma incerteza na realização desta XI.ª edição, pois a crise pandémica dos 2 últimos anos levou este Executivo a questionar a sustentabilidade da sua realização. Apesar desta equipa (Executivo) ter tomado posse em Outubro último, e sem qualquer experiência na realização de um evento com esta envergadura, foi possível, com a ajuda de todos os envolvidos, levar a cabo mais uma edição que, acredito, conseguiu pelo menos igualar o sucesso das edições anteriores”, referiu o Sr. Presidente da União de Freguesias, no último dia do evento; “Há aspetos a melhorar, não fomos perfeitos, mas temos a certeza que demos o melhor de nós para que tudo corresse bem. Vimos as duas tasquinhas sempre cheias durante os almoços e jantares dos 4 dias da Mostra, público animado e com vontade de dançar durante todos os momentos de animação, e principalmente rostos sorridentes, em quem nos visita e fica a conhecer o que temos para oferecer. Vamos agora avaliar com pormenor estes últimos 4 dias, e, se avaliação for positiva, cá estaremos para o ano que vem com nova edição”, conclui.

A União de Freguesias agradece assim a todos os que contribuíram para que esta edição fosse levada a cabo, conseguindo ter o sucesso tão desejado após 2 anos de paragem. A todos, o nosso MUITO OBRIGADO!